IAs e a ilusão de aprendizado

Notas • 🗓️ 15 de fevereiro de 2023 • ☕ 3 min(s) de leitura

Recentemente, andei pensando sobre essas novas inteligências artificiais que surgiram. Lembro do dia que eu vi um tuíte sobre o lançamento do ChatGPT e corri para testar. Foi a mesma coisa quando liberaram o formulário para a lista de espera do Github Copilot - uma IA que completa código para você direto do editor? Simplesmente incrível.

Todas essas ferramentas pareciam incríveis - e realmente são. Nem sei quantas horas o Copilot me polpou - milhares, talvez. Também não sei quanta coisa eu deixei de aprender por conta dele. Às vezes, parecia que tinha deixado de ser um desenvolvedor de soluções para ser um verificador de códigos - e dos bens mais ou menos.

Quando comecei a ter aulas de Estruturas de Dados na faculdade, odiei saber que as provas seriam no papel. Mas eu estava errado: elas são realmente úteis. Não porque escrever código no papel seja melhor ou mais rápido - muito pelo contrário. Duvido que algum código meu escrito em papel iria rodar de primeira - nem de segunda, muito menos de terceira. Não ter o VSCode para completar meu código ou o compilador para acusar meus erros me fez ter que realmente entender o assunto e o problema.

Acredito que o problema de utilizar IAs para tudo seja a falsa ilusão de que você não precisa aprender mais nada. Procurar a solução se tornou tão simples e rápido que você nem precisa saber a resposta, basta procurá-la novamente.

Vez ou outra, quando eu precisava escrever um código simples, mesmo sabendo o que escrever, eu não sabia como escrever. Eu usava tanto o Copilot para aquele código que eu não lembrava como fazer sozinho. No fim, eu passava mais tempo esperando o código ser completado do que realmente programando.

No fim das contas, tudo depende de como você usa essas ferramentas. Esses dias eu estava lendo Domain-Driven Design, do Eric Evans, e me surgiram algumas dúvidas que foram rapidamente respondidas pelo ChatGPT. Claro que todas elas poderiam ser respondidas com algumas pesquisas no Google, de forma muito mais diversa e profunda - mas o ChatGPT me serviu muito bem.

De modo geral, acredito que com o uso certo, as inteligências artificiais melhoram a forma de aprender. Seja para responder perguntas simples, seja para resumir algum livro ou artigo. No fim, elas são isso: ferramentas. Use-as bem.