ūüďö Como eu criei um site que testa a facilidade de leitura de um texto

Tech‚ÄĘ22 de maio de 2022‚ÄĘ0 min(s)

H√° um tempo atr√°s, enquanto via uns posts no Instagram, eu achei um site que analisava a facilidade de leitura de um texto. O funcionamento era bem simples: voc√™ colava seu texto l√° (ou escrevia usando um editor WYSIWYG simples) e ele mostrava algumas informa√ß√Ķes sobre seu texto, como facilidade de leitura, n√ļmero de palavras, etc.

Mesmo sendo feito para textos em ingl√™s, o site aparentemente funcionava muito bem para conte√ļdo nacional. Sinceramente, o funcionamento do site me chamou muita aten√ß√£o que eu resolvi entender como ele funcionava.

Entendendo o funcionamento do site

Antes de mais nada, o fato do site retornar a facilidade de leitura de um texto tanto em português quando em inglês me chamou a atenção. Isso porque todo a interface do site estava em língua inglesa e ele não parecia ter sido feito para outras línguas.

Na verdade, mesmo colocando textos sem sentido algum ele retornava um valor para o teste. Ou seja, aparentemente ele não analisava a língua em si, mais algo relacionado com tamanho do texto ou da palavra.

Não encontrei no site nada a respeito do algoritmo que eles utilizavam muito menos o código fonte do site.

Nesse caso, a pergunta continua: como funciona esse site?

Teste de Legibilidade de quem?

Dando uma procurada, eu encontrei alguns textos e pesquisas sobre como medir a facilidade de leitura de um texto. A f√≥rmula mais famosa √© o Teste de Legibilidade de Flesch‚ÄďKincaid.

O funcionamento da fórmula é bem simples. Para calcular a facilidade de leitura ela usa somente a quantidade de palavras, quantidade de frases e o total de sílabas.

Como n√£o h√° nada sobre a l√≠ngua em si na f√≥rmula, em primeira an√°lise ela funciona‚Ää‚ÄĒ‚Äämelhor dizendo, ela retorna algum valor.

Infelizmente, esse valor não está correto quando o texto não está na língua inglesa - o que já era de se esperar, já que a fórmula foi feita para textos em inglês.

Bom, será que não existe uma fórmula que funcione em textos nacionais?

√ćndice Flesch brasileiro

Respondendo a pergunta: obvio que tem uma versão em português - não estaria escrevendo esse texto se não tivesse.

A vers√£o em l√≠ngua portuguesa foi do √ćndice de Flesch-Kincaid - o mesmo citado anteriormente. Essa vers√£o foi adaptada em 1996 por pesquisadores da USP.

A versão teve que ser modificada porque as variáveis utilizadas para medição (tamanho das palavras, total de frases etc) variam de acordo com a língua.

A precisão desse teste é de quase 90% - um valor considerável, dada a simplicidade da fórmula.

Por que n√£o fazer um site?

Achei que seria uma experiência interessante criar um site que permitia qualquer pessoa colocar seu texto e saber a facilidade da leitura, então eu fiz. O projeto inteiro pode ser encontrado no Github do projeto.

A ideia era criar algo simples, r√°pido para que qualquer um pudesse testar seu texto. Por isso, n√£o h√° muita coisa no site.

A primeira coisa que aparece quando o usu√°rio entra no site, √© uma √°rea de texto e uma barra lateral que mostra a facilidade de leitura e outras informa√ß√Ķes do texto.

Além disso, depois de um tempo eu adicionei a essa barra um botão que permite ao usuário importar automaticamente qualquer página do Notion e medir a facilidade de leitura desta.

Logo abaixo da parte principal do site, h√° um FAQ com algumas perguntas e respostas a respeito do funcionamento do site.

E é isso: simples e fácil.

Algumas ideias pro futuro

Acredito que tenha muita coisa a melhorar no site - sempre tem, não é mesmo?

Por isso, ainda quero adicionar mais funcionalidade nele e torn√°-lo mais intuitivo.

Alguns planos s√£o:

  1. Permitir importar textos de outras plataformas, como Google Docs, Word ou de qualquer site.
  1. Permitir aos usu√°rios logarem e salvarem seus textos ( na verdade, eu j√° criei algo similar em um bloco de notas simples).
  1. Mais detalhes sobre o texto, como: n√ļmeros de substantivos, verbos etc.
    1. Em um update posterior eu adicionei n√ļmero de palavras e frases. Ainda falta o resto! ūüôā
  1. Dicas de como melhorar seu texto.
  1. Informação de leitura feita por frases, e não somente pelo texto todo.

√Č isso!

Como já dito, esse é um texto rápido sobre como funciona o site e sobre as fórmulas usadas.

Se você quiser saber mais, pode acessar:

  1. O site oficial
  1. O projeto open-source no Github
  1. Texto em português sobre testes de leituras

Todos os direitos reservados - J√īnatas Ara√ļjo