Alguns livros sobre programação

Livros • 🗓️ 16 de outubro de 2022 • ☕ 2 min(s) de leitura

Tentei resumir nesse artigo os principais livros que eu já li sobre programação. A ideia é ir atualizando a lista no futuro. 😊

De forma geral, não recomendaria esses livros para quem acabou de começar na programação. Mas se for este seu caso, tente começar pelo Clean Code.

1. Clean Code - Robert C. Martin

Provavelmente o livro mais recomendado sobre programação. Todo mundo que programa com certeza já ouviu falar desse livro.

Acredito que todo programador com um conhecimento adequado deva ler esse livro. Este livro explica desde boas práticas com nomes de variáveis e funções até recomendações sobre POO e Threads.

O livro possui exemplos em Java, porém ele serve para todas as linguagens. Em alguns casos o exemplo acaba ficando muito complicado para quem não tem experiencia com a linguagem, mas nada que prejudique a leitura.

2. Clean Architecture - Robert C. Martin

O segundo livro também é do Robert Martin. Se no Clean Code você vai aprender sobre boas práticas com códigos, no livro Arquitetura Limpa você vai ter uma noção de como arquitetar boas aplicações.

Martin é um dos criadores do desenvolvimento ágil e dos princípios SOLID. Este livro não vai te ensinar em detalhes sobre nenhum deles, mas é uma excelente porta de entrada para você poder estudar os outros em seguida.

3. Refactoring - Martin Fowler

Que atire a primeira pedra aquele que nunca olhou um código antigo e ficou com vontade de rescrever. Se você já passou - ou ainda passa - por isso, este livro é perfeito para você.

O livro apresenta vários exemplos de refatoração, além de explicar os motivos para fazê-las e quais os passos que você deve seguir.

Na versão mais recente, todos os exemplos são utilizando JavaScript.